CHAMADAS DE TRABALHO

Relação dos trabalhos aprovados para o VI FNBIFs
Clique Aqui






NORMAS DE ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O VI FÓRUM NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS

A Comissão Geral do VI Fórum Nacional dos Bibliotecários dos Institutos Federais, por meio da Comissão técnica, torna pública a Seleção dos trabalhos para apresentação nas modalidades Oral e Pôster, conforme as condições contidas neste Edital.
SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA APRESENTAÇÃO NO EVENTO

Os trabalhos completos deveram ser enviados para o email fnbifs2011@ifsertao-pe.com.br, no período de 17/06 a 01/08/2011.  O autor deve aguardar da Comissão técnica do Evento o e-mail de confirmação de recebimento dos trabalhos científicos enviados.
1 GRUPOS TEMÁTICOS
O evento terá como tema central “Administração de Bibliotecas: desafios após a expansão dos Institutos Federais”. Os trabalhos enviados deverão seguir as seguintes temáticas:
Grupo 1: Administração de Bibliotecas
Grupo 2: Planejamento de Bibliotecas
Grupo 3: Qualidade nas Bibliotecas

2 REGRAS GERAIS:
2.1 A seleção dos trabalhos será regida de acordo com estas normas, e eventuais retificações, promovida pela Comissão Técnica do evento, com total ciência da Comissão Geral.
2.2 A Seleção se destina a captar os trabalhos para apresentação nas modalidades de Comunicação Oral e Pôster no VI Fórum Nacional de Bibliotecários dos Institutos Federais, a ser realizado na cidade de Petrolina no período de 26 a 29 de setembro de 2011.
2.3 A indicação da modalidade de apresentação deve ser feita pelo autor no ato da submissão do trabalho.
2.4 Os autores que tiverem trabalhos aprovados deverão apresentá-los durante o VI Fórum, nas datas, salas e horários estabelecidos pela Comissão Científica, conforme a programação a ser divulgada no site oficial do evento.
2.5 Cada autor não deve ultrapassar de três trabalhos inscritos. Os trabalhos completos deveram ser enviados para o email fnbifs2011@ifsertao-pe.com.br , até o dia 01/08/2011.
2.6 Não serão aceito artigos científicos com mais de cinco autores.
2.7 É obrigatório que o bibliotecário do Instituto Federal, apresente o trabalho, caso o mesmo tenha sido feito em conjunto com outros servidores de outros setores ou outras instituições.
2.8 É vetado a apresentação de trabalhos seja na modalidade oral ou em pôster na ausência dos autores por representantes dos mesmos.
2.9 A avaliação dos conteúdos científicos e adequação a temática do evento se dará com a análise tão somente dos trabalhos enviados completos
3.0 Os trabalho enviados não podem ter sido publicado anteriormente.

3 PROCEDIMENTOS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS DE COMUNICAÇÃO ORAL/PÔSTER
a) Os trabalhos completos devem ter no mínimo 05 (cinco) e no máximo 12 (doze) páginas, incluindo referências, apêndices e anexos.
b) Formatação: Formato A4 (margem superior e esquerda 3 cm, margem inferior e direita 2 cm). Espaço entrelinhas 1,5 cm. Parágrafo com recuo de 2 cm, alinhamento justificado e hifenizado (sem colunas) e sem espaçamento entre eles. Os arquivos deverão ser enviados em formato DOC (Microsoft Word 97-2003) e em PDF.

3.1 Deverá conter da primeira página
- Título do trabalho (alinhamento centralizado, tamanho 14, estilo da fonte negrito, cor da fonte preta e maiúsculo); subtítulo (se houver) (separado do título por dois pontos, tamanho 14, estilo da fonte normal e letras minúsculas).
- Nome(s) do (s) autor (es)  (recuo à direita, tamanho 12). Inserir nota indicando a filiação institucional, a titulação e o e-mail de cada autor (tamanho 10).
- O resumo abaixo do nome do autor (es) deve obedecer às normas da ABNT;
3.2 Título das seções
Fonte Time New Roman, tamanho 12, estilo da fonte negrito e maiúsculo.
3.3 Conteúdo do texto
- O texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão (Fonte Time New Roman, tamanho 12 e estilo da fonte normal);
- notas e referências devem aparecer ao final do texto em espaço simples;
- as citações de mais de três linhas devem ser digitadas em tamanho 10, com espaço simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda de 4cm;
- as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas, conforme NBR 10520:2002 (Citações em Documentos).
4      PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
4.1   Apresentação oral
A apresentação dos trabalhos ocorrerá em dia e horários definidos pela comissão organizadora do evento.
a) Para cada trabalho será destinado o tempo de 10 minutos para exposição;
b) Priorizar o problema da pesquisa, a metodologia adotada e os resultados obtidos;
c) Recomenda-se aos autores dos trabalhos aprovados que se façam presente, pelo menos 30 minutos antes das apresentações, com vista a não comprometer seu tempo.
4.2 Modalidade pôster
a) Recomenda-se aos autores dos trabalhos aprovados que se façam presente 30 minutos antes das apresentações, com vista a não comprometer seu tempo;
b) Os pôsteres devem ser confeccionados em uma única unidade com caneleta e cordão;
c) O pôster deve ser auto-explicativo.
d) A confecção e guarda do pôster aprovado será de responsabilidade do participante;
e) A dimensão do pôster será de 0,90 m de largura por 1,20 m de altura.
f) O título deve ser o mesmo utilizado no trabalho enviado, e ser escrito em letras maiúsculas de modo a permitir sua leitura a uma distância de 2 metros.
g) Embaixo do título, e com letras menores, deve aparecer o nome dos autores por extenso com os seus respectivos endereços eletrônicos.
h)  O corpo do pôster, sugere-se que seja feito com o mínimo possível de texto;

5- NORMAS DE PADRONIZAÇÃO PARA O TRABALHO:
NBR 6022 Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa.  Apresentação, maio 2003;
NBR 6023 Informação e documentação: elaboração de referências, agosto 2002;
NBR 6028 Resumo (Tipo Informativo), novembro de 2003;
NBR 10520 Informação e documentação: citações em documento Apresentação, agosto 2002.
6- CERTIFICADO
Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados (modalidade Oral ou Pôster) e os apresentarem  receberão da Comissão do VI Fórum Nacional de Bibliotecários dos Institutos Federais, o certificado de apresentação (diferenciado do certificado de participação).  Será concedido um certificado por trabalho, com indicação de todos os autores.



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Chamada de trabalhos: 17/06 a 01/08/2011
Envio dos trabalhos para os avaliadores: 02/08/2011
Divulgação do resultado dos trabalhos selecionados: 01/09/2011